IV PASSEIO FOTOGRÁFICO 2011

No próximo dia 7 de Maio irá decorrer o IV PASSEIO FOTOGRÁFICO QUINTA DA ALAGOA (organizado em parceria com elementos do site www.olhares.com e com o DeBA/UTAD) subordinado ao tema "Importância da conservação da Biodiversidade nas explorações agrícolas de meia montanha e no agro-ecoturismo". Trata-se de um passeio ideal para quem queira passar um dia na natureza, em contacto com o campo e na companhia da fotografia, na calmaria das terras de Trás-os-Montes, mais especificamente na região de Carrazedo de Montenegro - VALPAÇOS.

O passeio pretende juntar pessoas interessadas pela preservação do território, da cultura e da biodiversidade, bem como pela fotografia. Por outro lado, este passeio procura promover a discussão sobre estas temáticas, ao mesmo tempo que as pessoas podem trocar impressões sobre o agro-ecoturismo, a arte da fotografia de natureza e o seu contributo na conservação da biodiversidade e da cultura.

O programa prevê a participação de vários especialistas que procurarão alertar e esclarecer determinados aspetos em várias áreas da biologia, e que vão acompanhar e ajudar os participantes na identificação da avifauna (Paulo Travassos, LEA -UTAD), de lepidópteros - borboletas diurnas ( inclui ainda a captura de borboletas nocturnas) - e insetos aquáticos (Ernestino Maravalhas - autor do livro : "Borboletas diurnas de Portugal"), de anfíbios e repteis (Armando Caldas - autor do livro "Anfíbios de Portugal", em colaboração com a QUERCUS), dos ecossistemas aquáticos e peixes (João Carrola DeBA/ECVA - UTAD), e ainda da diversidade florística (José Ribeiro, especialista em botânica).

Participarão também vários fotógrafos convidados (Pedro Martins, Dinis Cortes, Armando Caldas, João Claro, Pedro Sousa e Luís Quinta - a confirmar), num ambiente propicio à discussão sobre conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável, bem como sobre a prática da agricultura biológica, alimentação saudável e boa gastronomia de Trás-os-Montes.

Colaborarão ainda neste passeio a QUERCUS de Vila Real (João Branco e Sérgio Madeira - UTAD), o Instituto para Conservação da Natureza e Biodiversidade - ICNB (Lagido Domingos), o Parque Natural do Alvão - PNA (Henrique Pereira) que vai colaborar com uma pequena exposição de anfíbios de Portugal no pátio da Quinta da Alagoa, o Laboratório de Ecologia Aplicada da UTAD - LEA-DeBA (João Cabral e Mário Santos) e o Departamento de Biologia e Ambiente da UTAD - DeBA/ECVA (Jorge Ventura e Carlos Afonso).

O passeio terá início às 9h30 da manhã, com a apresentação dos especialistas e fotógrafos convidados.

- O almoço, tipo piquenique, decorrerá ao ar livre no campo, devendo cada elemento ser portador da sua própria refeição.
- No final da tarde terá lugar uma pequena sessão de visualização de algumas fotos tiradas durante o passeio pelos participantes;

O evento culminará com um jantar convívio, confeccionado com produtos provenientes da Agricultura Biológica da própria Quinta, abrilhantado com a actuação da "Tuna Académica da UTAD", por volta das 21H30 horas.

Recomenda-se o uso de roupa confortável e calçado adequado para a pequena caminhada. Sugere-se ainda que tragam binóculos para a observação de aves, para além da "fundamental" máquina fotográfica.

A participação no evento tem o custo de 20 euros, incluindo a participação no Passeio Fotográfico, Jantar e concerto da Tuna Académica da UTAD.

A inscrição poderá ser feita através do email: info@alagoa.net

Mais informações em: www.alagoa.net.pt

...

  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Vimeo